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Organizações Sustentáveis

As organizações sustentáveis são definidas como sendo aquelas que baseiam suas práticas e premissas gerenciais de modo a atender os critérios de serem economicamente viáveis, se mantendo competitivas no mercado, atendendo prioritariamente os conceitos de Ética, de Responsabilidade Social, de Transparência e de Governança Corporativa. Essas empresas devem, ainda, produzir de maneira a não agredir o meio ambiente e contribuir para o desenvolvimento social da região e do país onde atuam. Para isso, realizam ações que promovam o aumento da qualidade de vida e bem-estar de todos os seus públicos interessados em suas atividades, produtos e serviços. Vale ressaltar que tal definição se aplica às empresas dos mais diferentes setores (público ou privado), independente de seu porte e de sua área de atuação.

A empresa interessada em se posicionar no mercado como uma organização sustentável deve, necessariamente, incluir em seus objetivos, além do cuidado com o meio ambiente e do bem-estar dos interessados, a constante melhoria de sua imagem institucional e a qualidade de seus serviços. Assim sendo, a sustentabilidade de uma empresa dependerá, basicamente, de sua capacidade de estabelecer um equilíbrio entre a sua competitividade no mercado, a sua relação com o meio ambiente natural, e a sua atuação em termos de responsabilidade social.

A tendência crescente, consolidada no meio corporativo, quando ao valor da sustentabilidade na gestão das organizações aponta para a necessidade de se acelerar a adoção dos princípios de sustentabilidade e de estabelecer suas práticas em conformidade com o perfil de atuação da empresa e as demandas dos diversos tipos de público que com ela interage. Entretanto, os princípios da sustentabilidade só conseguem agregar valor para as empresas se, e somente se, aplicados de maneira integrada a um conjunto de estratégias que envolvam suas questões internas e que englobem as diversas dimensões da sustentabilidade, tais como:

  • Sustentabilidade social: Ou seja, a promoção da equidade da distribuição de renda para os habitantes do planeta;
  • Sustentabilidade ambiental: Na qual se utilizam os recursos naturais que são renováveis e limita-se o uso dos recursos não-renováveis;
  • Sustentabilidade econômica: Através do crescimento econômico;
  • Sustentabilidade espacial: Na qual deve atingir uma configuração de equilíbrio entre as populações rurais e urbanas;
  • Sustentabilidade cultural: A qual garante a continuidade das tradições e pluralidade dos povos;

Ferramentas de Sustentabilidade

Uma empresa que se organiza de modo a se tornar sustentável deve alterar suas formas gerenciais de modo a mitigar progressivamente os impactos ambientais de suas atividades, assim como promover a redução do consumo de matéria-prima, de água, de energia e de recursos naturais ao longo do ciclo de vida de seus produtos e/ou serviços. Além disso, deve reforçar como uma meta a ser atingida dentro de um contexto finito, e sim, como um processo de evolução contínuo. Neste sentido, a avaliação do crescimento de grau de sustentabilidade de uma organização, por meio de indicadores de sustentabilidade, é fundamental para que a empresa possa monitorar e avaliar, continuamente, as suas atividades rumo a um estágio de sustentabilidade gerencial mais elevado.

Na construção de sua sustentabilidade, a empresa deve estabelecer uma visão de planejamento e de operação, em todas as suas ações, que contemple o curto, o médio e o longo prazo. Para tal, são fatores vitais para a empresa, a adoção de ferramentas como a ecoeficiência, que garanta à empresa uma produção maior e melhor, com menor utilização de matéria prima proveniente de recursos naturais e uma atuação socialmente responsável, visto que toda empresa está inserida num ambiente no qual influencia e do qual recebe influência.